Muitas pessoas realmente acreditam que o Brasil tem tudo a ver com futebol, modelos e a Floresta Amazônica. Não me interpretem mal; o futebol é muito popular, as modelos são lindas e a Amazônia é extraordinária; está repleto da mais bela flora e fauna do mundo – mas o maior país da América do Sul é mais do que isso. Este país incrível precisa ser explorado antes de ser valorizado, então aqui estão 20 razões pelas quais você absolutamente deve viajar para o Brasil em algum momento de sua vida e apreciá-lo por si mesmo.
1. As pessoas carinhosas.
Os brasileiros são naturalmente afetuosos. Quando conhecemos alguém, nós o abraçamos e beijamos na bochecha. Isso é normal entre dois brasileiros, enquanto apertos de mão não são nada comuns (apenas entre dois homens). Não temos medo de mostrar publicamente às pessoas como nos sentimos, e é por isso que os brasileiros são muito abertos quanto à sua demonstração pública de afeto. Pessoas que não foram criadas em uma cultura semelhante ficam surpresas com tal ato, mas não fiquem! No final você se sentirá mais em casa e bem-vindo.
2. A gastronomia.
A comida brasileira é algo que todo mundo gosta. Nada é feito com caixas compradas no Walmart, ninguém come fora com tanta frequência e não existe macarrão com queijo para micro-ondas. As brasileiras costumam acordar e começar o dia cozinhando. As receitas são passadas de geração em geração e aperfeiçoadas ao longo do caminho. Os restaurantes também são, em sua maioria, de propriedade familiar, enquanto as redes de restaurantes são bastante incomuns. Tudo é feito na hora e na hora, desde produtos assados até pratos principais do jantar, os brasileiros são capazes de criar um prato totalmente novo que atende aos mais variados gostos de todos. E a melhor parte é que você pode sentir o cheiro desses pratos deliciosos a quarteirões e quarteirões de distância.
3. As praias.
As praias no Brasil são diferentes daquelas de, digamos, Cancún, no México. No Golfo do México, a água é de cor acinzentada. Porém, ao viajar para o Brasil você notará que a água é cristalina, quente e azul, enquanto a areia é limpa e cheia de conchas. Se alguém for para o norte, a água estará repleta de peixinhos que não mordem e não têm medo de nadar ao seu redor. Sempre rola uma partida de vôlei entre os rapazes na areia enquanto as meninas estão sempre na água se bronzeando. Sem falar nas pessoas que andam por aí vendendo artesanato, cerveja e churrasco. Você nem precisa levar nada para a praia – todas as suas necessidades já estão lá.
4. Nada de taxistas malucos.
Ser turista em um novo país pode ser bastante difícil, especialmente quando você tenta se orientar em uma cidade. Na Europa, os taxistas tendem a ser malucos e imprudentes, mas no Brasil são calmos e compreensivos. Eles tentam levar você até onde você está da maneira mais segura possível, em vez da maneira mais rápida possível. E não se esqueça: eles VÃO tentar conversar com você mesmo que você não fale português!
5. Nós amamos turistas!!
Turistas são algo que você vê o tempo todo em Roma, Paris ou Londres. Porém, quando você viaja para o Brasil, não é todo dia que você vê um americano andando na rua pedindo informações. Por isso, estamos mais do que dispostos a mostrar ao turista onde ir, dizer-lhe onde comer ou até mesmo encaminhá-lo para o ponto de ônibus mais próximo. Os turistas são ótimos! Estranhos que vêm viajar para o Brasil surpreendem os brasileiros e, por isso, estamos mais do que dispostos a ajudar (e além disso, também queremos ensinar-lhes um pouco de português e fazer com que nos ensinem um pouco de sua língua!) E pelo menos Dessa forma, as passagens para o Brasil não são nada caras – pelo contrário, são na verdade mais baratas do que viagens para a Europa ou Ásia!
6. A Amazônia.
O Brasil é um país conhecido pela Floresta Amazônica e muitos acreditam que isso é tudo o que o Brasil tem a oferecer. Essa suposição não poderia estar mais longe da verdade… mas a Amazônia é algo muito bom que temos orgulho de cuidar. Consiste apenas em cerca de 6% da superfície total do mundo, mas é o lar de mais de metade das plantas e animais da Terra. A Amazônia é um dos poucos lugares que espécies quase extintas chamam de lar, embora também existam milhões de plantas, animais e insetos que ainda nem foram descobertos lá.
7. A vida agitada da cidade.
Ao contrário da crença popular, o Brasil tem muitas cidades do mesmo tamanho, se não maiores, do que cidades como Nova York e Filadélfia. Muitos também acreditam que os brasileiros vivem em favelas, que são casas feitas de restos – quando na maioria das vezes acontece exatamente o contrário. Vivemos em cidades como São Paulo, que ocupa a 11ª posição entre as cidades mais populosas do mundo – maior que Los Angeles, Buenos Aires, Paris e Londres. À noite, é possível encontrar pessoas que vão desde o início da adolescência até o final dos 40 anos, circulando pela cidade. Muitos estão em bares, outros assistindo música ao vivo ou simplesmente sentados ao ar livre jantando em uma noite quente de verão. Cidades como São Paulo estão repletas da melhor gastronomia do mundo, dos arranha-céus mais exclusivos e, claro, de muita gente bonita.
8. Pessoas bonitas.
Um dos estereótipos comuns que os brasileiros sofrem ao deixar seu país de origem é que o Brasil está cheio de modelos, homens bronzeados com abdômen e mulheres lindas e curvilíneas. Isso não é totalmente verdade, mas é claro que muitas das modelos mais famosas do mundo, como Gisele Bündchen, são brasileiras e representam orgulhosamente o nosso povo. Os brasileiros, em geral, têm tendência a querer uma alimentação saudável e manter a forma. Não estamos expostos a tantos restaurantes de fast food como estamos a padarias, por exemplo. Nós nos esforçamos para ficar em forma e sempre consultamos um nutricionista quando precisamos. Então, com toda a honestidade, é muito provável que quando você viajar para o Brasil, você veja um cara muito gostoso e sim, ele será brasileiro, e sim, seu queixo cairá.
9. O idioma.
O português é uma das mais belas línguas românicas e é falado por mais de 216 milhões de pessoas só no mundo – mais do que o italiano, o francês ou o romeno – e apenas atrás do espanhol. O português brasileiro difere do português original de Portugal, pois existem diferentes maneiras de pronunciar as palavras em cada país. Além disso, o português brasileiro varia dentro do próprio Brasil, já que em diversas partes do país o fala com um sotaque um pouco diferente. No entanto, isso não impediria você de entendê-lo (pense no inglês falado no Tennessee e no inglês falado em Nova Jersey – a mesma língua, só que um pouco diferente). O português, porém, é uma língua divertida de ouvir – todos os Rs rolantes, as palavras são impronunciáveis para os não-brasileiros e o fato de parecer que está sendo falado loucamente rápido, quando na verdade não é. O povo brasileiro não vai deixar você sair sem aprender algumas frases-chave, então você não precisa se preocupar em não falar quando chegar.
10. A brilhante história do país.
Muitos acreditam que os brasileiros falam espanhol ou foram colonizados pelos espanhóis como o resto da América do Sul. No entanto, o Brasil é o único país das Américas que foi fundado e colonizado pelos portugueses (conquistando a independência apenas três séculos depois). O país é rico em história e cultura, pois um grande grupo de pessoas imigraram para lá da Alemanha, Itália, África e, surpreendentemente, do Japão. A presença japonesa ainda é fortemente sentida no Brasil, pois todos trazem heranças variadas para a mesa. É conhecido como um caldeirão de várias nacionalidades e é aí que os americanos podem se identificar – ambos os países têm fortes influências de muitas culturas e ancestrais de todos os cantos do mundo.
11. As favelas.
As favelas são algo pelo qual o Brasil é conhecido – favelas compostas por casas feitas de sucata, altos índices de criminalidade e baixos níveis de alimentação. Contudo, as comunidades de favelas são incrivelmente interessantes; as pessoas são capazes de criar casas complexas com vários cômodos e móveis com tudo o que encontrarem. Estes são destaque nas periferias de São Paulo e do Rio de Janeiro. As favelas têm suas próprias comunidades, escolas, empresas e até sistemas de transporte público. Muitos ficam entusiasmados com a ideia de explorar essas favelas, e é importante entender que lá nem tudo é crime e perigo. Definitivamente não é como o filme Cidade de Deus ou Modern Warfare II, o videogame. Muitos indivíduos honestos e trabalhadores vivem em favelas devido ao deslocamento mais curto para o trabalho ou às condições de vida mais baratas, razão pela qual as favelas apenas trazem um maior senso de comunidade dentro do povo brasileiro.
12. Samba.
A dança está em todo lugar: nas escolas, nos clubes e até nos bares das pequenas cidades da esquina. Os brasileiros estão constantemente dançando ou ouvindo música em qualquer lugar que vão. O samba é o tipo de dança pela qual somos conhecidos, que pode ser visto em nossos carnavais, e também tem sido cada vez mais ensinado em todo o mundo. Hoje em dia, você nem precisa viajar ao Brasil para testemunhar os movimentos autênticos – eles estão sendo ensinados por toda parte por causa das muitas calorias que queimam e do ótimo exercício que você pode obter com eles. No entanto, testemunhá-lo em primeira mão no seu país de origem é muito mais emocionante! Alguns dos maiores bailes de samba acontecem em prédios de favelas, pois muitas pessoas vão lá para dançar, tomar uma cerveja e se divertir.
13. O clima incrível
Para você que não gosta de neve… então basicamente nasceu para viajar para o Brasil! Absolutamente nunca neva lá. Durante o inverno, nunca cai no negativo, talvez apenas na década de 40 ou 50. Está sempre quente, sempre ensolarado e sempre com um clima incrível para andar de bicicleta, fazer caminhadas ou passear com os amigos. A chuva sazonal dá a todos a chance de se refrescar do clima às vezes úmido e permite uma noite perfeita para observar as estrelas.
14. Carnaval!!
O carnaval brasileiro é um festival anual que é como o Mardi Gras da América do Sul… muitas vezes é a razão pela qual muitas pessoas viajam para o Brasil em primeiro lugar! Este evento consiste em desfiles por todo o país, principalmente em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e outras nos estados da Bahia e Pernambuco. Em São Paulo, por exemplo, há uma enorme pista onde gigantescos caminhões elétricos, equipados com alto-falantes, tocam música. Nestes caminhões há decorações e outras estátuas espalhadas por toda parte. Cada um tem um tema diferente repleto de pessoas dançando na passarela para comemorar. Normalmente há uma competição para ver qual time teve o melhor tema e esses times são considerados de alto prestígio, pois praticam o ano todo e ainda têm celebridades dançando para cada um deles. É um grande evento. As crianças são dispensadas da escola para comemorar, todos estão dançando e todos ficam com os olhos grudados na TV para assistir. É um momento muito feliz e emocionante para ser brasileiro porque podemos fazer o que fazemos de melhor – sorrir e dançar!
15. O orgulho.
Os brasileiros enfrentam dificuldades; Eu não vou mentir. Todo mundo pensa que falamos espanhol, ou que somos da Amazônia, ou que temos menos escolaridade. Sim, temos muitas crianças no nosso país que não tiveram o luxo de receber uma educação adequada ou uma casa adequada para viver. Apesar de terem essas dificuldades, os brasileiros estão otimistas e veem o lado bom em muitas situações. Temos orgulho de ser quem somos. Temos orgulho de ser fãs de futebol. Temos orgulho de falar português. Temos orgulho de ser um país do terceiro mundo. Temos orgulho de usar nosso azul, amarelo e verde com um enorme sorriso no rosto. Conhecemos nossos pontos fracos e conhecemos nossos pontos fortes, e é isso que faz dos brasileiros brasileiros!! Temos imenso orgulho de quem somos e isso ficará extremamente claro quando você pisar em nossa terra natal.