Os rios serpenteiam pela Floresta Amazônica, retratando festivais vibrantes, festas nas favelas e um profundo amor pelo futebol e pela bossa nova. Este é o Brasil – um país onde o Cristo Redentor abre Seus braços de concreto para todos os viajantes e habitantes locais em todos os lugares. Posteriormente, as pequenas cidades mais charmosas do Brasil acolhem verdadeiramente turistas ávidos que anseiam por praias ensolaradas, história festiva e as sensações intocadas da natureza brasileira. Desde cidades litorâneas onde as marés do Atlântico beijam as costas brasileiras até aquelas abraçadas pelos ecossistemas ferozes e dinâmicos nas densas matas do Brasil, os visitantes se sentirão como um explorador enfrentando o mistério e a magia das pequenas cidades mais charmosas do Brasil.
Paraty
Prepare-se para festejar em Paraty, uma pequena cidade encantadora cercada por montanhas na Costa Verde do Brasil. Paraty está localizada entre o Rio de Janeiro e São Paulo e possui muitas praias imaculadas, como a imaculada Praia de Trindade. É possível desfrutar de vistas deslumbrantes na enseada em forma de fiorde do Saco de Mamanguá ou no pico da montanha do Pão de Açúcar do Mamanguá. Esplêndidas paisagens naturais como o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Fazenda Bananal não são as únicas atrações para saborear.
Cidade histórica originalmente habitada pelo povo indígena Guaianá, os portugueses estabeleceram uma colônia no século XVII para extrair ouro na região de Minas Gerais. O Forte Defensor Perpétuo é uma lembrança perpétua do passado colonial de Paraty. Além disso, o Alambique Paratiana e Maria Izabel são alguns locais para conhecer a destilaria de cachaça de Paraty. Para quem precisa se refrescar depois de todas as viagens à beira-mar ou históricas, deixe a Pousada Pomar Paraty, a Pousada Lira Praieira Paraty ou a Pousada Solar das Margaridas dissipar a tensão.
Ouro Preto
Montanhas de ouro foram enterradas sob as selvas do Brasil, e a cidade de Ouro Preto (Ouro Negro) foi o ponto focal da corrida do ouro brasileira nos séculos XVII a XVIII. Como um dos muitos Patrimônios Mundiais da UNESCO no Brasil, nas colinas de Minas Gerais, Ouro Preto é composta de arquitetura barroca melhor incorporada pela Igreja de São Francisco de Assis, criada pelo renomado arquiteto Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho). Outra magnífica catedral barroca é a Basílica Nossa Senhora do Pilar. O Museu da Inconfidência, onde é possível conhecer tudo sobre a história do garimpo da cidade, fica na Praça Tiradentes. Ou você pode ir diretamente para os túneis históricos da Mina du Veloso e Minas da Passagem. Qualquer que seja o curso que você faça, dê uma olhada no Hotel Recanto do Ouro, na Pousada do Montego ou no Mirante Hotel para descansar.
Tiradentes
Localizada aos pés da Serra de São José, a cativante cidade colonial de Tiradentes convida os viajantes com todo tipo de comodidades. Assim como Ouro Preto, que fica a apenas três horas de carro, Tiradentes funcionou como uma cidade mineira portuguesa no século XVIII. Durante anos, esteve isolado de grande parte da atividade social e política da época. Independentemente disso, a cidade recebeu o nome do grande Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido como Tiradentes – o líder revolucionário da Inconfidência Mineira que estabeleceu o Brasil como uma república sob o domínio de Portugal.
Hoje em dia as pessoas vêm a Tiradentes para conhecer as maravilhosas estruturas barrocas como a Igreja de Santo Antônio, o Largo das Forras e o Chafariz de São José. As pessoas podem passear pelo histórico Trem Maria Fumaça e tirar fotos da bela Cachoeira do Mangue. Considere ficar em uma das muitas pousadas finas em Tiradentes, como a Pousada Canarinho, a Pousada Brisa da Serra ou a Pousada Richard Rothe.
Morretes
Precisa de uma fuga fascinante da paisagem urbana festiva e lotada do Rio de Janeiro? Depois, caminhe pelos vibrantes ecossistemas do Paraná e passe um tempo em Morretes. A cerca de 68 quilômetros de Curitiba, a cidade histórica exala uma mistura atmosférica de modelos coloniais e modernos, como melhor exemplificado pela Ponte Nhundiaquara. Pode-se fazer uma viagem sinuosa de trem pela montanhosa Serra do Mar ou caminhar pelas verdejantes florestas tropicais do Parque Estadual do Marumbi ou do Parque Ekôa. Enquanto isso, o Parque Temático Hisgeopar revitaliza a história de Morretes através de miniaturas e maquetes, contando até com pequenas réplicas de outras principais atrações do Brasil, como a Usina de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu. Ao passear por Morretes, experimente o tradicional e requintado prato do Barreado e, por fim, reserve quartos na Pousada Graciosa ou no Porto Real Palace Hotel!
Trancoso
Muitos migram para o Brasil em busca de praias espetaculares. Mas muitas vezes essas praias são incomodadas pelo intenso tráfego turístico. Felizmente, Trancoso é um dos segredos mais bem guardados do Brasil para banhistas e amantes do mar. Outrora uma antiga vila de pescadores, a simplicidade descomplicada da cidade despertou a intriga de celebridades como Naomi Campbell, Leonardo DiCaprio e Beyoncé. Na verdade, o Cuadrado de Trancoso, uma praça gramada no centro da cidade, apareceu brevemente em Blue, de Beyoncé. As praias águas-marinhas de Trancoso são os principais atrativos desta vila reconfortante, então por que não mergulhar os pés ou passear alegremente pelas areias douradas da Praia dos Coqueiros e da Praia do Espelho? Perto dali, o Rio da Barra é um lindo estuário que mostra a diversidade da vida selvagem abundante na costa do Brasil. Deixe que as brisas serenas e sublimes de Trancoso embalem você ao luxo, especialmente durante sua estadia no UXUA Casa Hotel & Spa, Casa da Vila ou Casa de Perainda.
Morro De São Paulo
A despreocupada vila de Morro de São Paulo atrai os viajantes com todo sol e diversão que se pode saborear. A aproximadamente 60 quilômetros de Salvador, Morro de São Paulo está localizado no extremo nordeste da magnífica Ilha de Tinharé, uma das três ilhas habitadas de um arquipélago composto por 26 ilhas. Existem muitas praias extraordinárias repletas de encanto natural e fascínio histórico, muitas das quais são ordenadas numericamente, como pode ser visto na Primeira Praia (Primeira Praia, um excelente local para o surf), Segunda Praia (Segunda Praia, uma cornucópia imaculada de restaurantes à beira-mar), e assim por diante.
Enquanto isso, as vibrantes piscinas de Moreré, acessíveis na maré baixa, promovem uma experiência aquática tranquila em meio a recifes de corais. Além de ser um paraíso de praia, a cidade abriga a Fortaleza de Tapirandú, do século XVII, um testemunho histórico do papel estratégico da ilha na repulsão das invasões holandesas do Oceano Atlântico. Há muitas outras maravilhas históricas e naturais para desfrutar em Morro de São Paulo, então você pode precisar descansar na Pousada Patuá do Morro, na Pousada Minha Louca Paixão ou no Hotel Morro de São Paulo.
Bonito
A maioria das pessoas passa o tempo nas praias brasileiras ou nas cidades coloniais portuguesas. Mas o Brasil tem tudo a ver com a biodiversidade e os ecossistemas verdejantes que dão vida a todo o planeta. A cidade de Bonito – situada no estado de Mato Grosso do Sul e próxima à fronteira com o Paraguai – é um paraíso ecoturístico para quem deseja praticar a natureza selvagem do Brasil. Os viajantes podem nadar nas águas azuis cristalinas e cheias de vida do Rio da Prata.
Pode-se percorrer a hipnotizante e labiríntica Gruta do Lago Azul, uma das muitas cavernas, como a Caverna da Catedral, as Cavernas de São Miguel e o Abismo de Anhumas que desafiam os espeleólogos ao estranho submundo do Brasil. Os amantes dos pássaros certamente apreciarão a dança iridescente dos habitantes da selva brasileira no sumidouro do Buraco das Araras. Mais importante ainda, os visitantes podem tirar fotos lindas de cachoeiras dinâmicas como a Estância Mimosa e o Parque das Cachoeiras. Não se preocupe com onde fazer a limpeza, pois ótimas pousadas como o Marruá Hotel Bonito e o Selina atenderão às suas necessidades diárias.
Pirenópolis
No estado de Goiás, no coração do Cerrado brasileiro, Pirenópolis é uma colméia movimentada e cativante de maravilhas históricas e esplendor natural. Sendo mais um Património Mundial da UNESCO, a cidade alberga monumentos restaurados do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Ao redor de Pirenópolis há hectares de natureza inconquistável, melhor vistos no Santuário de Vida Silvestre do Vagafogo e no Parque Nacional da Serra dos Pirineus. Os visitantes vão se apaixonar pelas cascatas da Cachoeira do Lázaro, da Reserva Vargem Grande e da Cachoeira do Abade. Não perca as Cavalhadas de Pirenópolis anuais em maio, uma encenação colorida e tradicional de passeios a cavalo que celebra a herança da cidade. Além disso, o Museu Rodas do Tempo ilustra a história do transporte no Brasil, enquanto a Casa da Cultura expõe as artes e ofícios locais da região. Não esqueça de reservar quartos na Joia Rara Pousada, Relais Amadeus ou Casa de Frida Pousada Galeria.
O Brasil passou por muitas mudanças, desde o desmatamento na Floresta Amazônica, o colonialismo dos portugueses e a erradicação de muitas culturas diversas. Mas muitas outras mudanças contribuíram para o grande renascimento e crescimento do Brasil, e as pequenas cidades mais encantadoras deste país verdejante celebram estas transformações festivas. Seja explorando as cavernas de Bonito, navegando pelas ondas azuis de Trancoso e Paraty ou aprendendo sobre o passado dourado do Brasil em Ouro Preto e Tiradentes, os encantos do Brasil ficarão com os viajantes como um samba memorável!